Marketing, Marketing Digital

Saia do básico: como reter clientes de verdade!

Também sofre com clientes fantasmas, que aparecem uma vez e nunca mais retornam? Então vem, que hoje vou te ensinar o segredo da retenção de clientes. Spoiler: é o relacionamento!

Este é o pesadelo de qualquer negócio: clientes que compram uma vez e não retornam. Todo empreendedor deseja ter clientes fiéis, aqueles que constantemente marcam presença no faturamento da empresa. Se você também sofre com isso, vai querer ler esse artigo até o fim, pois hoje vou te contar o que pode estar acontecendo de errado na sua empresa e como corrigir. E a chave de tudo isso? Relacionamentos.

Relacionamentos são incrivelmente frágeis. Eles podem desmoronar rapidamente se não forem nutridos e cuidados. No mundo dos negócios, a história não é diferente: clientes que não recebem a devida atenção simplesmente vão embora e não voltam. Mas você pode estar pensando: “Eu sempre trato bem os meus clientes quando eles entram na minha loja”. Será que isso é realmente verdade? Pesquisas indicam que as pessoas estão dispostas a permanecer leais às suas empresas favoritas por muitos anos, desde que recebam um atendimento excepcional.

Retenção de clientes: seu grande foco

Reter clientes é tomar atitudes que garantirão que os consumidores continuem utilizando seus serviços. É melhorar o suporte, implementar um programa de fidelidade e oferecer presentes exclusivos, tudo para que as pessoas permaneçam o máximo de tempo possível ao seu lado.

Focar apenas em novos usuários nem sempre é a melhor estratégia. Muito dinheiro, tempo e recursos podem ser gastos nisso, mas é muito mais fácil e lucrativo reter a base de clientes existente e incentivar compras recorrentes. Muitas empresas focam na aquisição de novos clientes, mas negligenciam aqueles que já estão fazendo compras, participando de promoções e gerando grandes lucros para a empresa. De acordo com a Forbes, clientes frequentes geram cerca de 65% do lucro total da empresa. Além disso, conquistar uma nova audiência e manter vendas constantes como as da base existente pode custar até 16 vezes mais do que incentivar a atual.

Por que os clientes vão embora e não retornam?

O erro mais comum na retenção de clientes é não prestar atenção neles. É importante observar constantemente suas preferências e comportamentos, entendendo suas necessidades. A ênfase está na personalização. Utilizar todos os recursos disponíveis para aprofundar o conhecimento sobre sua clientela e desenvolver um relacionamento de confiança com eles é fundamental. Não há motivo para ignorar análises e segmentação. Você deve compreender completamente seus clientes e fazer ofertas que os agradem.

Existem várias razões que fazem com que teu cliente não retorne:

Atendimento ao cliente ruim – Você pode oferecer o melhor produto ou serviço do mundo, mas se os membros da sua equipe forem desinteressados rudes ou preguiçosos, a maioria dos clientes provavelmente não voltará até você. Acredite, já vi essa situação na prática e sei do que falo. Treine seus funcionários, faça deles máquinas de atendimento ao cliente e vendas. Sua equipe é o reflexo de sua empresa. Você tem uma empresa preguiçosa e rude ou uma empresa proativa e educada?

Navegação inconveniente no site – Diversos estudos mostram que a maioria das pessoas não comprará nada se for difícil navegar por uma loja online. O processo de compra deve ser lógico, simples e agradável. Se alguém está realizando compras online, é porque deseja economizar tempo e resolver a vida com facilidade. Não é seu site que vai ser um impedimento para isso, não é?

Falta de acompanhamento pós-venda – Tão importante quanto a venda, é o pós-venda. A maioria das empresas se concentram apenas na venda inicial e se esquecem de acompanhar os clientes após a conclusão da compra. O acompanhamento pós-venda é crucial para garantir a satisfação do cliente e fornecer suporte contínuo. Mostre que você se importa com a experiência do cliente, oferecendo assistência, respondendo a perguntas e solucionando problemas que possam surgir após a compra.

Falta de inovação e atualização – O mercado está em constante evolução e os clientes buscam por novidades e soluções inovadoras. Se sua empresa não acompanha as tendências e não oferece algo novo ou diferenciado, os clientes podem se sentir desinteressados e buscar alternativas mais atualizadas. Esteja atento às demandas do mercado, faça pesquisas, acompanhe a concorrência e esteja disposto a inovar para manter seus clientes engajados e satisfeitos.

“Ok, Mika, mas e como reter meu cliente?”

Vou começar te decepcionando: não existe uma fórmula mágica ou plano universal. Existe o que funciona para o seu negócio e para o seu público. Entretanto, algumas atitudes podem te ajudar nesse caminho. Vou te apresentar algumas delas.

Introdução de um software CRM

Se você nunca ouviu falar de CRM, com certeza não segue a AnonMedia nas plataformas digitais. O CRM é o melhor investimento que você fará para organizar seus leads e vendas. Trata-se de uma plataforma de automação do fluxo de trabalho empresarial. Ela reúne automaticamente solicitações dos consumidores de diversos canais de comunicação e constrói um banco de dados de clientes. Ele te lembrará de passos importantes, como retornar uma ligação ou enviar um e-mail. O CRM ajuda na coleta de informações básicas dos clientes, como telefone de contato, email, data de aniversário, preferências e muito mais. Uma ferramenta como essa simplifica o trabalho e melhora a qualidade do serviço.

Comunicação constante com os clientes

O seu erro pode estar em perder o contato com o cliente após a primeira venda. É importante manter uma comunicação constante com os consumidores por meio de diferentes canais, informando-os sobre todas as mudanças na empresa e ofertas atuais. Esteja presente no WhatsApp, no Instagram, no Twitter e quaisquer outras plataformas em que seus clientes também estão. E lembre-se: não é apenas estar presente, é se fazer presente. Não adianta ter uma conta em que são feitas 2 publicações semanais. Você precisa aparecer todos os dias, várias vezes por dia.

Serviço de suporte ao usuário

Quando o cliente necessita de ajuda com seu produto, quantas horas/dias ele espera para obter uma resposta? Se sua resposta envolver a palavra “dias”, já vou te dar uma bronca. Estamos no século XXI, ninguém quer esperar mais do que alguns minutos para obter uma resposta. Atenção, ênfase no “minutos”! Oferecer um suporte atencioso e rápido é a melhor coisa que você pode fornecer a seus clientes. Treine seus especialistas, forneça instruções de atendimento ao cliente para seus funcionários e ofereça um serviço mais atento.

Onboarding

Seu cliente pode até conhecer seu produto, mas ele sabe como utilizá-lo adequadamente? Onboardind é o processo de familiarização com o seu produto, seja um site, um aplicativo ou algo mais. Nem sempre é claro para novos usuários todas as funcionalidades, então é importante ajudá-los a dar os primeiros passos e mostrar os valores do seu produto. Explique passo a passo como o serviço funciona, se possível, forneça materiais em vídeo e textos.

Programa de fidelidade

Quem não fica feliz ganhando algo ou até recebendo um desconto generoso? Se sua empresa ainda não tem um programa de fidelidade, você pode estar perdendo clientes, vendas e, pior, clientes e vendas para o seu concorrente! Sistemas de bônus podem ser introduzidos para que as pessoas possam gastar seus pontos acumulados em novas aquisições. Ou desenvolva um sistema de incentivo multinível – aqueles que compram com mais frequência obtêm privilégios mais favoráveis.

E-mail marketing

80% das empresas usam e-mail para manter uma audiência regular. Essa é uma maneira direta e personalizada de se comunicar com os clientes. Você pode enviar newsletters informativas, atualizações sobre produtos ou serviços, promoções exclusivas e até mesmo conteúdo relevante que agregue valor à vida do cliente. Ao segmentar sua lista de e-mails com base nos interesses e preferências dos clientes, você pode criar mensagens altamente direcionadas, aumentando a relevância e a eficácia das suas comunicações.

Outra vantagem do e-mail marketing é sua escalabilidade. Você pode alcançar um grande número de clientes de uma só vez, ao mesmo tempo em que mantém um contato personalizado. Além disso, você consegue rastreiar e analisar métricas importantes, como taxas de abertura, cliques e conversões, para avaliar a eficácia das suas campanhas e fazer ajustes necessários.

Feedback

É bom vender, mas também é bom ouvir seus clientes e direcionar seu negócio de forma que atenda suas necessidades. Dessa forma, você continuará vendendo. O feedback te ajudará a entender melhor os usuários e descobrir como eles se sentem em relação ao seu produto, o que falta e o que pode ser melhorado. Para receber feedback, você pode realizar pesquisas em boletins informativos ou pedir uma opinião em pop-ups. Mas lembre-se de que é essencial que as pessoas não apenas expressem seus pensamentos, mas também vejam que estão sendo ouvidas.

Se você sofre com baixa retenção de clientes, eu tenho certeza que essas dicas mudarão a rotina e faturamento de sua empresa. Lembre-se que conquistar clientes novos é ótimo, mas manter clientes fiéis ao seu lado não tem preço. E já sabe, né? Se precisar de uma ajudinha, conte com a AnonMedia!

AnonMedia, profissionais de verdade, marketing de verdade. 

Post Tags :

marketing, marketing digital, publicidade, vendas

Com licenciatura em Inglês, a Mikallen é redatora em dois idiomas e também Analista de Marketing e Publicidade. Ama Friends e não perde um episódio de The Office na hora do almoço.

Sobre nós

Auxiliamos empresas a crescerem em todos os mercados através de estratégias validadas e consolidadas.

Receba uma consultoria gratuita

Converse com especialistas prontos pra transformar a imagem da sua empresa on e offline e entenda ainda mais como podemos transformar o seu negócio.

    × Fale com a gente