Marketing, Marketing Digital

Como viralizar no TikTok?

O TikTok não é feito de segredos, mas de estratégias. E hoje, vou te contar algumas delas.

O TikTok, sem dúvida, conquistou seu lugar como uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, oferecendo uma oportunidade única para pessoas comuns se tornarem verdadeiras sensações da internet da noite para o dia. No entanto, apesar do amor de muitos usuários pela plataforma, uma sombra de insatisfação paira sobre alguns criadores de conteúdo.

Desde a implementação da monetização no aplicativo, vários criadores têm expressado frustração com a queda na entrega de seus vídeos. O que antes parecia ser uma plataforma de igualdade de oportunidades, onde qualquer pessoa talentosa poderia se destacar, agora enfrenta desafios que levantam questões sobre a transparência do algoritmo do aplicativo.

Se você é um dos criadores que compartilham de uma relação de amor e frustração com o app, saiba que nem tudo está perdido. A distância entre você e um público fiel pode ser superada através da implementação de estratégias eficazes. E hoje vou te contar sobre algumas delas. Vamos lá?

Como um vídeo se torna viral?

Já notou que um vídeo pode viralizar em questão de horas e outros podem demorar semanas para decolar? Tudo isso tem um motivo.

Ao postar um vídeo, o TikTok o envia numa forma de “teste”. O aplicativo entrega o vídeo para um pequeno grupo de usuários, com base em seu conteúdo (título, hashtags, legenda, som etc.). Se houver um bom engajamento com esse pequeno grupo de usuários, o aplicativo pode começar a entregá-lo para um público maior, entregando cada vez mais. Não há como estabelecer um tempo para que esse processo aconteça. Pode levar horas, dias ou até semanas. Tudo vai depender da reação do público para com o conteúdo assistido.

O fato é que o TikTok não leva em consideração quantos seguidores ou grandiosidade aquela conta carrega. Na sua For You, passarão vídeos de contas com milhões de seguidores e contas que acabaram de ser criadas. Lembre-se: o que importa mesmo é o conteúdo.

Você já ouviu falar em “Heating”?

Outra forma de viralizar é o heating, e se você nunca ouviu falar sobre o processo, pode não gostar do que vou te contar. Alguns vídeos são selecionados a dedo por colaboradores do TikTok, que dão uma “forcinha” no engajamento do vídeo. Esse vídeo é, assim, entregue para um público maior, trazendo resultados positivos para a conta.

De acordo com pesquisas, aproximadamente 1-2% das visualizações totais diárias do TikTok são atribuídas ao processo de heating. Mas é importante ressaltar que esse método é geralmente direcionado a contas de influenciadores, celebridades e empresas que o TikTok deseja promover e beneficiar.

"Mika, mas como eu, uma pessoa normal, posso viralizar e conquistar relevância no aplicativo?"

É sobre isso que a gente vai conversar agora. Separei 3 dicas úteis que podem ajudar bastante no teu engajamento na plataforma. Vamos lá?

1. Os 3 primeiros segundos determinam tudo

Para maximizar suas chances de se tornar viral no TikTok, é crucial entender e aplicar o conceito da regra dos primeiros 3 segundos. Assim que seu vídeo aparece na For You dos usuários, você tem uma breve janela de oportunidade para capturar a atenção deles e fazê-los querer continuar assistindo.

O algoritmo do TikTok avalia de perto o tempo de visualização e a taxa de conclusão para determinar a relevância e o engajamento do seu vídeo. Se os espectadores perderem o interesse rapidamente e passarem para o próximo vídeo em apenas alguns segundos, o algoritmo pode interpretar seu vídeo como chato ou irrelevante, resultando em uma promoção limitada.

Para evitar isso, certifique-se de que seu vídeo cative o público logo nos primeiros 3 segundos. Afinal, há uma infinidade de escolhas de conteúdo no TikTok, e é muito fácil rolar para o próximo vídeo. Você precisa causar um impacto imediato e atrair a atenção do espectador rapidamente.

2. Se torne bom em edição

É fato que um vídeo bem editado chama mais atenção, não é? No TikTok, a concorrência por visualizações é acirrada, e a habilidade de edição pode ser um diferencial para atrair espectadores e aumentar suas chances de se tornar viral. A plataforma oferece uma variedade de recursos criativos que você pode explorar para deixar seu conteúdo mais cativante. Desde a adição de legendas até o aprimoramento de transições e efeitos especiais, uma boa edição de vídeo pode fazer toda a diferença para se destacar entre os demais criadores.

Pare de pensar que você apenas precisa de um conteúdo bom para o vídeo. A ideia é tão importante quanto a execução. Ter um cenário atrativo também ajuda – e muito – ao captar a atenção inicial do seu telespectador.

3. Não ignore o SEO

Quando você deseja pesquisar sobre a duração e popularidade de um perfume, por exemplo, onde você faz sua pesquisa inicial? Você pode responder Google, YouTube, mas essa resposta será diferente da resposta da Geração Z. A Geração Z pesquisa no TikTok.

Sim, o TikTok está se tornando muito mais do que apenas uma plataforma de entretenimento. Para a Geração Z, ele se tornou um ponto de partida para buscar informações e descobrir as tendências mais recentes. É como se o TikTok estivesse se transformando em seu próprio mecanismo de busca, com sugestões personalizadas e relevantes para seguir.

Ao contrário de uma pesquisa no Google, em que você encontraria resultados de texto e análises, a busca no TikTok oferece uma experiência diferente. Se você estiver procurando por informações sobre um perfume específico, encontrará vídeos divertidos e envolventes de pessoas que experimentaram e compartilharam suas opiniões sobre o produto.

Essa abordagem única está mudando a forma como as pessoas, especialmente a Geração Z, encontram informações e decidem sobre suas escolhas de produtos. O TikTok se tornou uma fonte confiável e autêntica de avaliações e recomendações.

Dessa forma, estude sobre SEO e como deixar seu vídeo sempre nos primeiros lugares de entrega, para que ao pesquisar sobre determinado tema, você sempre apareça primeiro.

 

Aqui, tentei te dar dicas não tão óbvias. Você já sabia que deve seguir as trends e usar áudios virais, e agora você sabe também que os 3 primeiros segundos importam, que você precisa ser bom em edição e que SEO é extremamente relevante. Todas essas atitudes, combinadas, com certeza te trarão um engajamento melhor e maior. No entanto, é importante lembrar que o TikTok é uma plataforma em constante evolução, e explorar estratégias menos convencionais pode ser o segredo para se destacar.

Lembre-se, o sucesso no TikTok não é apenas sobre seguir fórmulas pré-determinadas, mas sim sobre inovação, criatividade e autenticidade. Aproveite essas dicas e coloque seu toque único em cada vídeo que você criar. Agora, só te desejo bons vídeos e boas criações! Depois me conta os teus resultados.

Post Tags :

instagram, SEO, tiktok, trends

Com licenciatura em Inglês, a Mikallen é redatora em dois idiomas e também Analista de Marketing e Publicidade. Ama Friends e não perde um episódio de The Office na hora do almoço.

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